segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Prof. Dr. Ralph Kimball

Mais um dos gênios do DW é o Prof. Dr. (PhD) Ralph Kimball, ele é considerado um dos precursores neste conceito. Em 1982 ele iniciou um trabalho para desenvolver pesquisas e conceitos ainda hoje utilizados.

Para Kimball o data warehouse deve ser desenhado para ser compreensível e rápido, assim ele desenvolveu uma metodologia própria conhecida como modelagem dimensional ou metodologia Kimball.  Esta metodologia é muito utilizada por profissionais ainda hoje porque permite o compartilhamento de dimensões conformadas.

Ele iniciou sua carreira 1972 após concluir o seu doutorado na Stanford University, fez especialização em sistemas homem-máquina, ingressou na Xerox Palo Alto Research Center. Lá ele participou do desenvolvimento do Xerox Star Workstation, o primeiro produto comercial que se teve noticia a usar mouse, ícones e janelas.

Em 1982 o pessoal da Xerox Palo Alto Research Center criou a Metaphor e Kimball foi promovido então à vice-presidente das aplicações nos sistemas computadorizados.

No ano de 1986 Kimball resolveu partir para carreira solo e fundou a Red Brick Systems e lá ficou como CEO até 1992 quando a Informix adquiriu a empresa, hoje tudo faz parte da IBM.
Ralph Kimball Associates foi criada em 1992 para fornecer consultoria de Data Warehouse e treinamento.

Hoje Ralph Kimball atua na sua consultoria é  professor, palestrante, escritor de livros e artigos.

Abaixo os livros do professor que servem como dica para você.
- Kimball, Ross. "The Data Warehouse Toolkit: The Complete Guide to Dimensional Modeling (Second Edition)", Wiley, 2002. ISBN 0471200247.
- Kimball, et al. "The Data Warehouse Lifecycle Toolkit", Wiley, 1998. ISBN 0471255475.
- Kimball, Caserta. "The Data Warehouse ETL Toolkit", Wiley. 2004. ISBN 0764567578.

Querendo mais dicas e informações é só dar um pulo no site do
Prof. Dr. (PhD) Ralph Kimball.

Nenhum comentário:

Postar um comentário